Escolha uma Página
Em nome do Senhor Jesus Cristo:

Temei a Deus
e dai-lhe glória

Porque chegou a hora do Seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.

Para ler o maravilhoso livro abaixo, recomendamos o formato ePub. Você precisa primeiro um leitor de ePub como o Kindle, grátis (Android, iOS vai abrir em nova aba). Os arquivos PDF estão em letra gigante para você poder ler sem problemas, em seu celular.

Novo Testamento - ePub

Mais confortável que PDF. Use o link do início desta página para baixar primeiro o aplicativo Kindle. Depois do Kindle instalado em seu telefone, clique aqui e escolha abrir com o Kindle.

TEMEI A DEUS

Abaixo o texto de nosso primeiro vídeo internacional, seu idioma ainda não está disponível no Heygen.com para a tradução do vídeo.

Apresentação

Daniela (12): Eu nunca fui para escola, meus pais me educam em casa e sou feliz. 

Daniel (43) Me formei em engenharia mecânica na Suíça, mas tendo em vista a crise para a qual o mundo anda, agora sou agricultor de bananas no Brasil

Betsy (42): E eu sou cristã e feliz esposa e mãe. Um verso que me impacta: O que adianta ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma? Ou o que dará o homem pela sua alma? 

Daniel: A propósito: eu não sou membro de nenhuma igreja, fui excluído por ser independente demais. Tenho buscado seguir a Deus sem depender de organizações humanas.

 

Evangelho

Sabe, o Deus que você rejeitou não é o Deus verdadeiro, mas uma caricatura mal feita Dele.  Satanás, o diabo, que uma vez foi anjo de Deus mas foi expulso do céu, e que domina esse mundo, é ele que retrata a Deus como arbitrário e cruel, que diz: me obedeça ou vou te torrar no fogo. O inimigo do bem é que pinta essa imagem. Ela é errada. Foi para corrigir essa distorção  que Deus enviou Seu Filho, para mostrar ao mundo como Ele é. Cristo assegurou: Quem vê a mim, vê o Pai. Descrevendo a Sua missão terrestre, disse Jesus: “O Espírito do Senhor é sobre Mim, porque Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do coração, a anunciar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos.” Essa foi a Sua obra. Andava fazendo o bem, curando os oprimidos por Satanás. Deus tanto amou o mundo que esteve disposto a se separar de seu único Filho para uma missão arriscada: viver na terra por 30 anos, com o perigo de Jesus também se manchar com o pecado, e perde-lo para sempre. Tudo isso para que se o plano desse certo nós pudéssemos ter vida eterna.

Posso confiar na Bíblia?

Daniel: Quando eu tinha 17 anos, eu disse comigo mesmo: acredito que Deus existe e que é amor. Mas muitas religiões do mundo creem em algum tipo de Deus. Eu posso realmente confiar que a Bíblia é a palavra de Deus? Posso construir minha vida em cima desse fundamento? Então descobri algumas evidências indicando que a Bíblia é o livro Deus:

> As profecias cumpridas: O capítulo sobre a estátua de Daniel 2 profetizou a sucessão dos impérios e os descreveu, antes de eles existirem. Compare com uma enciclopédia ou livro de história, e verá que a Bíblia profetizou a ascenção e queda dos impérios da Pérsia, Grécia e RomaE também predisse quando viria o Messias. Isso se cumpriu exatamente com Jesus Cristo. 

> A arqueologia tem confirmado a veracidade da Bíblia.

— Manuscritos do mar morto, escritos antes de Cristo. Eles confirmam a precisão e consistência da Bíblia hebraica através dos milênios. O rolo de Isaías de há dois mil anos é virtualmente o mesmo que temos na Bíblia hoje. 

— Muitos cientistas acreditavam que Davi era um mito, que nunca existiu. Até que se descobriu a “Estela de Tel Dã”, data do século 9 antes de Cristo, e menciona a “Casa de Davi”

— A pedra moabita “Mesha Stele”, de 840 antes de Cristo, encontrada na Jordânia. Ela relata as vitórias do rei de Moabe sobre os israelitas, confirmando o relato bíblico encontrado em 2 Reis 3. Também faz referência ao Deus israelita Jeová ou Yau, 840 antes de Cristo.

— E eu poderia apresentar outros, como a pedra de Pilatos, as listas de rações da Babilônia que menciona o nome do rei de Israel, a cidadela de Davi e o túnel de Ezequias.

> A unidade do texto. Escrita por mais de quarenta pessoas diferentes, em muitos lugares diferentes, e em épocas diferentes, cada parte se une às outras. Provavelmente você já viu uma Bíblia com as tais referências cruzadas. A Bíblia é uma unidade, tudo se encaixa, especialmente estudando com humildade e oração.

> O ensino superior da Bíblia: Homens maus não podiam ter escrito a Bíblia, pois ela os condena. O seu padrão é alto, nobre e exigente. Ao mesmo tempo, não oculta as faltas dos seus heróis. Se fosse uma fábula para ganhar adeptos, iria glorificar seus personagens. Mas não, mostra francamente as falhas dos mais respeitados patriarcas, profetas e reis. 

> Sua influência. Se a Bíblia fosse um livro humano, nunca poderia ter conseguido o que já conseguiu no mundo durante os séculos. Tem sido e ainda tem, uma influência benéfica, saneadora e transformadora. Os judeus, sejamos francos, são tidos como prósperos porque seguem as leis de Deus. O ocidente hoje está desenvolvido porque seus países adotaram princípios bíblicos de justiça e laboriosidade.

> O testemunho de Jesus Cristo: Ele continuamente citou e confirmou as Escrituras. “A Escritura não pode falhar” disse ele. Mesmo a Gênesis, ele considerou uma história verídica, de que Deus criou o mundo em seis dias, o dilúvio, etc. Ele pautou sua vida pelos ensino do Antigo Testamento.

> E finalmente, o testemunho da experiência: Prove por você mesmo ser um cristão, e verá o poder da Palavra de Deus!

Temei a Deus

Betsy: Sabe, nós somos tão felizes, os benefícios de ser cristão superam as possíveis perdas. Experimente também uma jornada com o Criador. Ele diz: com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí. Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28)

Daniel: Reverenciemos a esse Deus de amor, prestando obediência voluntária, e de coração. Afinal, o evangelho é o poder de Deus para a salvação. Deus quer nos salvar do que? Dos nossos pecados. A todos quantos o recebem, Cristo dá o poder para se tornar Filhos de Deus e parar de pecar. Hoje e agora, se você crer. Mas o que é pecado? A palavra do Senhor diz que pecado é a transgressão da lei, essa é a única definição que a Bíblia nos apresenta. Pecado é uma decisão de transgredir a lei.  A lei de Deus se centraliza nos dez mandamentos, os primeiro quatro mostram como vamos expressar nosso amor a Deus, e a segunda tábua, o amor ao próximo. Em seguida, o livro de Êxodo e Levítico apresentam instruções complementares, relacionados ao dia a dia e à saúde. É um prazer seguir a vontade de nosso Deus, pois suas leis são justas e boas. 

Daniela: É como no trânsito: As regras e restrições servem para nossa segurança. A regra de que o carro sempre tem que andar desse lado da rodovia, e parar em sinal vermelho, não são caprichos do governador, mas convenções que servem para o nosso bem. Da mesma forma, os mandamentos do Senhor são razoáveis e fazem sentido.

Daniel: Mas não podemos obedecer por nossas forças. Isso seria como querer cruzar o oceano Atlântico em um barco a remo. Devemos deixar morrer o eu, e permitir que Cristo viva e obedeça em mim. Agora sim, isso é deixar Deus soprar em nós, e mover nosso barco para frente. Temei a Deus e dai-lhe glória. Reverenciem ao Senhor, porque vinda é hora do seu juízo. Jesus está quase voltando, Sua vinda vai ser em poder e grande glória, e todo olho o verá. Jesus disse: como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. Nossa oportunidade de acertar é essa única vida que temos, depois vem o juízo. 

Danela: O policial que aplica a multa por andarmos do lado errado da estrada, geralmente não tem um ressentimento pessoal comigo. Ele não está soltando sua raiva em mim, mas  aplicando a lei. Da mesma forma, Deus ama todas as suas criaturas. Quando ele tirar o pecado do mundo, vai ter que eliminar também a todos que se apegam ao pecado. 

Daniel: A alma que pecar e que não quer um salvador, essa morrerá. Pecado é transgressão da lei. É violar uma das ordens do Senhor. Jesus não veio para mudar a lei, ele a cumpriu. Jesus quebrou sim regras inventadas por seres humanos, mas não a palavra de Deus. Ele disse: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei. Salomão, no final de sua vida disse: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, pois esse é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja boa, quer seja má. (Eclesiastes 12:13)

 

Juízo e Mortos

Betsy: Há guerras e rumores de guerras, a vida é tão frágil. Quando deixarmos essa vida, qual registro deixaremos para trás? Os mortos não têm uma segunda oportunidade. A palavra do Senhor diz: os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma. Na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Por isso agora, enquanto está vivo, ame e reverencie a Deus e dá-lhe glória, porque a hora do juízo já começou.

Lei e sábado

Adore aquele que fez o céus, a terra e o mar e as fontes das águas. Isso nos lembra o quarto mandamento: Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é descanso para Yau teu Deus. Não farás nele nenhuma obra… Porque em seis dias fez Yau os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou, portanto o abençoou Yau e o santificou.

Satanás, o diabo, um dia já foi um anjo de luz no céu, mas o orgulho e inveja dominaram seu coração, e passou a odiar a lei de Deus, ter aversão a Seus justos preceitos. Alegou que os anjos não precisavam dessa lei. E ele influenciou uma pessoa muito poderosa em Roma a modificar um dos mandamentos de Deus, em forma de provocação. Os cristãos até quarto século guardavam o sábado, o mesmo dia que os judeus. Jesus mesmo disse: orai para que a perseguição não aconteça no sábado. 

Já pensou se na empresa onde você trabalha de repente um grupo de funcionários decidisse que quer ter toda a quarta-feira livre? Não seria um desafio da autoridade dos diretores? 

Assim, o papa determinou que o dia de descanso mudasse do sábado, o sétimo dia, para o domingo, o primeiro dia da semana. E usou como pretexto o fato de Jesus ter ressuscitado no primeiro dia. Além disso, para os católicos daquela época, o sábado lembrava os judeus, que eram odiados. Por um tempo, os dois, o sábado e o domingo eram guardados como santos. Mas com o passar dos anos, o sábado era mal visto e mal falado, por ser um dia de restrição, e o domingo era dia de alegria, assim o primeiro dia foi ganhando popularidade. Isso aconteceu no quarto século. Também foi tirado o segundo mandamento do catecismo, que diz para não fazer imagens de escultura. E para manter o número bonito de dez mandamentos, o papa dividiu o décimo mandamento em dois. Mas a lei do Senhor é perfeita, diz o Salmo 19, qualquer mudança é uma afronta ao céu. A própria natureza sente o efeito da transgressão da lei e dos que destroem a terra, diz Isaías: A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna.

O sétimo dia, o sábado, é o dia do Senhor, o melhor dia da semana, dia da família. Mesmo que percamos o emprego, com isso vamos mostrar que amamos a Deus com todo nosso coração. Você estaria disposto a perder seu emprego para salvar a vida da pessoa que você mais ama aqui na Terra? 

 

Apelo

Nosso Criador diz: Ainda que uma mãe se esquecesse do filho que ama, eu não me esquecerei de ti (Isaías 49:15). Como posso eu não amar a um Deus assim? 

Daniel: Quando você se render a esse amor, quando o seu “eu” for quebrantado em resposta a esse amor, e passar a prestar obediência voluntária, poderá ser purificado de seus pecados, batizado por imersão. Simboliza a morte para o mundo, e a aceitação da vida que o Pai dá. Ele criou essas fonte de água para nos lavarmos de toda impureza. 

Uma criança de rua, órfã, suja, cheirando mal, foi adotada na família rica. Ela recebeu um sabonete cheiroso, uma toalha, e um banho gostoso, e roupas limpas. Mas e se a criança recusasse tomar banho ou deixar de vestir suas roupas velhas? Assim, para entrarmos no reino do céu, precisamos aceitar certas condições. O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 

Deixamos nesta página esse ebook maravilhoso, que mostra o passo a passo na conversão. Como ter um relacionamento pessoal com o Pai celestial. Hoje, se você ouvir a voz do Pai, não endureça o teu coração. 

Lembre-se: o que adianta ganhar o mundo inteiro, e perder a tua alma?